Quem sou eu

Minha foto
Discente da especialização Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Londrina

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tecnologia da informação e comunicação - TIC


As redes de informação e comunicação possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização dos estudos, em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais.


Todas as tecnologias podem ser muito úteis, tudo dependerá do nosso ponto de vista ao usá-las. se olharmos para as tecnologias como um mero suporte pedagógico podemos correr o risco de colocar nossos alunos apenas como usuários consumidores de informação, mas, se olharmos as tecnologias como potencialidades de uma aprendizagem em rede, teremos grandes chances de colocarmos nossos alunos como usuários constrututores de conhecimento.

Vantagens do TIC

  • flexibilidade para atender ás diferenças e cpacidaes individuais;
  • acesso imediato a uma fonte mais rica de informações;
  • traz ao professor uma nova visão sobre o ensino e sobre s formas de aprendizagem;
  • potencial para trabalho efetico em grupo;
  • economia de tempo;
  • Incentivo à produção individual do aluno.
São consideradas TIC:

  • computadores pessoais;
  • telefonia móvel;
  • TV por assinatura;
  • correiro eletrônico;
  • internet;
  • imagens e sons.
Dos recursos citados acima o mais utilizado é a internet, pois é uma ferramenta importantíssima para obtenção do conhecimento, por possuir uma grande quantidade de informações que podem ser utilizadas a qualquer momento e de qualquer parte do mundo. A internet veio para auxiliar a nova forma de ensino-aprendizagem, cabe ao educar os alunos para fazer um bom uso dessa ferramenta.

Ferramentas da internet

  • sites sobre a dsiciplina;
  • fóruns;
  • ambientes digitais interativos;
  • salas de bate-papo;
  • blogs, etc
Para uma eficaz integração das TICs no sistema educativo, além de uma adequada formação de professores, terá que ocorrer uma transformação na atitude dos professores, pois essa transformação vai exigir que os docentes reconheçam que as novas gerações tem outras formas de aprendizagem, diferente das aulas tradicionais livrescas. Cabe ao professor preparar-se para essa nova realidade e não deixar suas aulas ultrapassadas.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

acesso em: 28/05/2010

acesso em:28/05/2010

acesso em: 28/05/2010








Nenhum comentário:

Postar um comentário